Nada mais frustrante do que caprichar em uma maquiagem e, após alguns minutos, sentir ardências e coceiras no rosto, provocadas por alergia aos produtos utilizados. Esse problema infelizmente é mais comum do que imaginamos.

A alergia a maquiagem costuma ocorrer com quem já tem alguma pré-disposição alérgica, principalmente rinite. Certos componentes da fórmula despertam as reações cutâneas, que dependendo da intensidade da alergia, podem deixar o rosto inchado.

O óxido de ferro, por exemplo, é um componente muito presente em maquiagens, e provocador de alergias. Ele é comumente encontrado nos ingredientes que conferem cor e pigmentação aos produtos. Os conservantes que dão mais durabilidade à maquiagem e algumas fragrâncias também podem gerar reação alérgica.

Não só a maquiagem de rosto pode causar alergia. Os esmaltes são outros cosméticos que são passíveis a isso. Quando for comprar esmaltes, vale verificar a lista de componentes da fórmula do esmalte. Se tiver formaldeído, evite, pois é um químico de alto poder alergênico.

Evite
Duas coisas que devem ser certamente evitadas por todas as pessoas para não desencadear alergias e demais problemas: maquiagens muito baratas, que não são feitas com matéria-prima de qualidade, e maquiagens com prazo de validade vencido.
“Sempre usei a mesma maquiagem e agora estou com alergia a ela”

É mais comum do que se imagina o número de mulheres que sempre usou a mesma marca de maquiagem, e de uma hora pra outra começa a apresentar alergia a ela. Isso acontece por que alguns componentes podem ter um efeito alérgico cumulativo.

Também ocorre das pessoas naturalmente terem uma pele que um dia está bem, e em outro está mais sensível. Caso ela se maquie nesse dia mais sensível, pode sentir a diferença. O mais indicado é procurar um médico alergista, e levar para ele os produtos que usa, para que ele avalie as possíveis fontes do problema.

Qual a saída?
Sabemos que a alergia não tem cura, e para evitar reações, a única maneira é não usar as maquiagens comuns. Mas não é preciso deixar de se maquiar. A indústria cosmética já evoluiu bastante, e hoje é possível encontrar produtos hipoalergênicos que substituem os elementos agressivos nas fórmulas e apresentam alta qualidade. Outra recomendação é evitar dormir com maquiagem, para evitar acumulo dos produtos na pele.

Author admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *